HISTÓRICO

A SUBDIRETORIA DE ABASTECIMENTO (SDAB) foi criada pelo Decreto nº 7892, de 23 de agosto de 1945, com o nome de DIVISÃO DE PROVISÕES.

Na mesma data, o Decreto nº 19479, regulamentou a DIVISÃO DE PROVISÕES, estabelecendo como finalidade, a de cuidar dos proventos atinentes a material de intendência e subsistência.

Em 12 de novembro de 1948, através do Decreto nº 25832, ficou extinta a DIVISÃO DE PROVISÕES e foi criada a SUBDIRETORIA DE PROVISÕES DE INTENDÊNCIA.

O Decreto nº 66269, de 26 de fevereiro de 1970, extinguiu a SUBDIRETORIA DE PROVISÕES DE INTENDÊNCIA e criou a SUBDIRETORIA DE PROVISÕES, tendo como finalidade o estudo, o planejamento, a proposição de normas, a coordenação e o controle das atividades do Sistema de Provisões do então Ministério da Aeronáutica.

Em 10 de junho de 1988, a Portaria COMGEP - 318/CMT, determina que a DIRETORIA DE INTENDÊNCIA através da SUBDIRETORIA DE PROVISÕES, efetue a primeira etapa da transferência desta subdiretoria para a área da São Paulo.

A mudança definitiva aconteceu aos 24 dias de outubro de 1988.

A Portaria 399/CMT - COMGEP, de 03 de agosto de 1989, regulamenta a implantação definitiva da SUBDIRETORIA DE PROVISÕES e do DEPÓSITO DE MATERIAL DE INTENDÊNCIA, em São Paulo.

Em 22 de agosto de 1989, foram inauguradas as novas instalações da SUBDIRETORIA DE PROVISÕES e o DEPÓSITO DE MATERIAL DE INTENDÊNCIA, em São Paulo.

Em 22 de agosto de 1990, é comemorado o 1º aniversário de inauguração da SUBDIRETORIA DE PROVISÕES em São Paulo, e inauguradas as instalações da DIVISÃO DE SUBSISTÊNCIA DA AERONÁUTICA. A partir desta data, a SUBDIRETORIA DE PROVISÕES assumiu os encargos da então SUBDIRETORIA DE SUBSISTÊNCIA, passando assim a gerir os assuntos relativos a alimentação na Força Aérea.

Em 7 de julho de 1993, as Subdiretorias de Provisões e de Subsistência foram extintas e em seu lugar foi criada a SUBDIRETORIA DE ABASTECIMENTO (SDAB), denominação atualmente em vigor.

No dia 28 de dezembro de 2001, o DEPÓSITO DE MATERIAL DE INTENDÊNCIA, que até então era subordinado ao DEPÓSITO CENTRAL DE INTENDÊNCIA (DCI), no Rio de Janeiro, é incorporado à SDAB.

Em 6 de abril de 2010, é inaugurado nas dependências da SDAB o moderno DEPÓSITO DE MATERIAL DE INTENDÊNCIA Nº 2, completando a atual configuração desta grandiosa Unidade Militar.



+ MISSÃO


+ VISÃO


+ VALORES